Vídeo – a palavra em si vem do latim ‘eu vejo’, é uma tecnologia de processamento de sinais electrónicos analógicos ou digitais para capturar, armazenar, transmitir ou apresentar imagens em movimento. A aplicação principal da tecnologia de vídeo resultou na televisão, com todas as sua inúmeras utilizações, seja no entretenimento, na educação, engenharia, ciência, indústria, segurança ou artes visuais.
O termo vídeo ganhou com o tempo uma grande abrangência. Chama-se também de vídeo uma gravação de imagens em movimento, uma animação composta por fotos sequenciais que resultam em uma imagem animada, e principalmente as diversas formas de gravar imagens em fitas, sejam elas analógicas ou digitais.
Cadência ("frame rate", em inglês) é a medida da frequência em que um dispositivo de processamento de imagens produz consecutivas imagens chamadas de quadros (Frames em inglês). O termo aplica-se igualmente para gráficos de computador, vídeo câmaras, e sistemas de captura de movimento. Frame rate é na maior parte das vezes expressado em quadros por segundo (FPS) e em monitores progressive-scan como hertz (Hz).
Normalmente é utilizado como instrumento de comparação entre o desempenho de Placas de Vídeo, sendo as mais rápidas as que geram mais Quadros por Segundo (FPS em inglês).
Aspect Ratio é a relação entre os tamanhos horizontal e vertical de uma imagem digital. Se num determinado gráfico o aspect ratio é de 4:2, significa que o seu comprimento é duas vezes maior que a sua largura.
Quando se altera o tamanho de um gráfico ou de uma imagem, é importante manter o mesmo aspect ratio para que a imagem final não fique distorcida relativamente ao original.
Este conceito também é usado para descrever a dimensão da resolução de um ecrã, por exemplo, a resolução de 800x600 tem um aspect ratio de 4:3.
Podemos obter vídeo a partir de:
· Câmara Digital;
· Webcam;
· Projector cinematográfico;
· Câmara de Vídeo;
· Telemóvel.
Sem comentários:
Enviar um comentário