sexta-feira, 6 de maio de 2011

Componentes de Vídeo...


Formatos de vídeo:
AVI
Áudio Vídeo Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio está junto um ao outro, sem especificar um codec.

DVDRip
Uma cópia do lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguer ser lançado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.

MPEG
É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.

NTSC / PAL
NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem uma definição de melhor qualidade. Os dois tipos de padrões podem ter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, videocassete, DVDs.

MOV
Formato criado pela Apple para o QuickTime, o seu programa de multimédia - também disponível para Windows.

OGM
Pode ser usado a uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas..

RM/RA/RMVB
É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimédia online.

TVRip
Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedências.

VCD
É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objectivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.



Diferentes formatos de Vídeo:
Formato Analógico
* Formato VHS = fita com ½ polegada de largura, caixa com 18,7X10 cm., aprox. 280 linhas de definição, gravação de sinal de vídeo de forma composta.
Formato Digital
* Formato MiniDV = fita com 1/8 de polegada de largura caixa com 6,5X4,9 cm, aprox. 400 linhas de definição, gravação de sinal de vídeo de forma digital com compressão de 4 por 1.
* Formato DVD = disco de plástico com informação digital gravada opticamente, 12 cm de diâmetro, aprox. 450 linhas de definição, gravado digitalmente no formato MPEG2.

Software para visualização de Vídeo:
  • Windows Media Player;
  •  PowerDVD;
  •  Potatable Comics Viewer 
  •   Debut Video Capture.

Software para editar Vídeo:
  • Vegas Movie Studio;
  • Windows Movie Maker;
  • VirtualDub;
  • SolveigMM AVI Trimmer.

Compressão de Vídeo consiste na redução do seu tamanho, isto é, reduzir/comprimir o número de frames por segundo. Por vezes, devido a essa compressão o vídeo pode “crashar”/bloquear. Os formatos mais usados na compressão são o AVI ou MPEG.

Síntese de Vídeo:
VVVV é uma ferramenta para síntese de vídeo em tempo real, ele é feito para facilitar o manuseamento de grandes ambientes de média com interfaces físicas, gráficos em tempo real. Áudio e vídeo podem interagir com vários usuários ao mesmo tempo. VVVV usa uma interface de programação gráfica baseada em conexões entre módulos, o que lembra muito os sintetizadores modulares e até mesmo aplicativos como Max/MSP ou Reaktor.

VÍDEO


Vídeo – a palavra em si vem do latim ‘eu vejo’, é uma tecnologia de processamento de sinais electrónicos analógicos ou digitais para capturar, armazenar, transmitir ou apresentar imagens em movimento. A aplicação principal da tecnologia de vídeo resultou na televisão, com todas as sua inúmeras utilizações, seja no entretenimento, na educação, engenharia, ciência, indústria, segurança ou artes visuais.
O termo vídeo ganhou com o tempo uma grande abrangência. Chama-se também de vídeo uma gravação de imagens em movimento, uma animação composta por fotos sequenciais que resultam em uma imagem animada, e principalmente as diversas formas de gravar imagens em fitas, sejam elas analógicas ou digitais.

Frame Rate é o mesmo, que dizer em português Frames por segundo (fps). Frame Rate - é a unidade de medida da cadência de um dispositivo audiovisual qualquer, como uma câmara de cinema ou vídeo, uma webcam, um projector cinematográfico ou de vídeo, etc. Significa o número de quadros que tal dispositivo regista, processa ou exibe por unidade de tempo.
Cadência ("frame rate", em inglês) é a medida da frequência em que um dispositivo de processamento de imagens produz consecutivas imagens chamadas de quadros (Frames em inglês). O termo aplica-se igualmente para gráficos de computador, vídeo câmaras, e sistemas de captura de movimento. Frame rate é na maior parte das vezes expressado em quadros por segundo (FPS) e em monitores progressive-scan como hertz (Hz).
Normalmente é utilizado como instrumento de comparação entre o desempenho de Placas de Vídeo, sendo as mais rápidas as que geram mais Quadros por Segundo (FPS em inglês).

Aspect Ratio é a relação entre os tamanhos horizontal e vertical de uma imagem digital. Se num determinado gráfico o aspect ratio é de 4:2, significa que o seu comprimento é duas vezes maior que a sua largura.
Quando se altera o tamanho de um gráfico ou de uma imagem, é importante manter o mesmo aspect ratio para que a imagem final não fique distorcida relativamente ao original.
Este conceito também é usado para descrever a dimensão da resolução de um ecrã, por exemplo, a resolução de 800x600 tem um aspect ratio de 4:3.

Podemos obter vídeo a partir de:
·         Câmara Digital;
·         Webcam;
·         Projector cinematográfico;
·         Câmara de Vídeo;
·         Telemóvel.